25/04/2012

Especial: Ginástica Rítmica


  



Olá meninas!Hoje vim falar um pouquinho sobre o esporte que pratico que é a Ginástica Rítmica!Espero que gostem =D

A ginástica rítmica nasceu da artística. Em meados de 1940, países do Leste Europeu começaram a incluir músicas e coreografias aos exercícios da ginástica tradicional. Assim, aos poucos surgiu o esporte em que graça e beleza são tão ou mais importantes que a própria técnica dos movimentos.
A primeira competição oficial de que se tem notícia é um torneio organizado justamente por nações do Leste Europeu, em 1961. Naquela época, porém, a nova modalidade já estava relativamente difundida. Tanto que, no ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a disciplina e estabeleceu regras para a prática esportiva.
Dessa maneira, o primeiro Campeonato Mundial não demoraria a acontecer. Ele seria realizado em 1963, em Budapeste, na Hungria. Três anos mais tarde, novos aparelhos seriam incorporados à modalidade, como as fitas e as maças (veja mais no item Equipamentos).
A estréia da ginástica rítmica em Olimpíadas, porém, só viria a acontecer quase duas décadas depois, em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Também conhecida como GRD (Ginástica Rítmica Desportiva), a modalidade tem os europeus como referência entre os atletas.

EquipamentosExistem cinco tipos de equipamentos utilizados em uma prova de ginástica rítmica: o arco, a fita, a maça, a bola e a corda. O arco consiste em um cilindro em forma de esfera, feito de madeira ou plástico, conhecido como “bambolê”, que deve ter diâmetro de 80 cm a 90 cm e peso de 300 g.
fita é feita de cetim e deve possuir uma vareta de madeira ou material sintético para que a ginasta a segure. A fita em si deve ter entre 4 cm e 6 cm de largura e 6 m de comprimento, enquanto a vareta precisa ter diâmetro máximo de 1 cm e comprimento de 50 cm a 60cm. O peso total do equipamento deve ser de 35 g, no máximo. 
As maças são uma haste de madeira ou material sintético com uma “cabeça” na ponta, que deve ter a mesma constituição. Ao todo, precisa ter entre 40 cm e 50 cm de comprimento, sendo que sua “cabeça” deve ter, no máximo, 3 cm de diâmetro. O peso total não pode ultrapassar 150 g.
As bolas devem ser feitas de borracha ou material sintético, tendo diâmetro entre 18 cm e 20 cm e peso de 400 g. Já as cordas devem ser feitas de linho ou material sintético, sendo que seu tamanho precisa ser proporcional ao da ginasta.
O uniforme da atleta, por sua vez, consiste em um collant, roupa de lycra justa ao corpo que facilita os movimentos. Além disso, elas devem tercabelos curtos ou usá-los presos, também para não prejudicar a 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Aline Nogueira 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Aline Nogueira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo